top of page
  • Whatsapp
  • Instagram

Outubro Rosa: Empreender é também cuidar de si


O mês de outubro nos convida à reflexão. Vamos juntas?! O Outubro Rosa é um movimento mundial que alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

Mas, para além da saúde física, ele nos chama a pensar sobre como estamos cuidando de nós mesmas em todos os aspectos da vida — inclusive no mundo dos negócios.

As mulheres empreendedoras carregam consigo o desafio de equilibrar múltiplos papéis: liderar empresas, cuidar de famílias, administrar equipes e, muitas vezes, enfrentar preconceitos ainda presentes no mercado.

Nesse cenário, a saúde tende a ser deixada em segundo plano. Quantas vezes adiamos exames preventivos por “falta de tempo”? Quantas vezes ignoramos sinais do corpo em nome das urgências do trabalho? Fica mais essa reflexão. O empreendedorismo feminino, porém, só se sustenta quando vem acompanhado de autocuidado. Sempre digo que autocuidado não é egoísmo e sim amor próprio. Como empreender se não tem a consciência de ser mulher e merecer cuidados?

Como advogada que atua na defesa dos direitos das mulheres, vejo diariamente o quanto o conhecimento jurídico pode ser aliado da saúde e da vida profissional. Garantir seus direitos trabalhistas, familiares, previdenciários e empresariais significa também assegurar um futuro mais seguro para si e para a família.

Mulheres empreendedoras devem estar atentas a temas como planejamento jurídico do negócio, acesso a linhas de crédito, prevenção de assédio e discriminação,  proteção previdenciária, planejamento familiar e ter como prioridade o cuidar de si. É exaustivo cuidar do negócio e da família, entretanto, se não se priorizar tudo que foi realizado e todos os sonhos e desejos serão estagnados. Esses são alguns dos pilares que fortalecem não apenas a empresa, mas também a própria autonomia feminina.

Neste Outubro Rosa, fica o convite: possamos enxergar o autocuidado como parte do ato de empreender. Cuidar da saúde é também estratégia de negócios. Uma mulher saudável toma decisões melhores, cria com mais liberdade e lidera com mais confiança. Empreender, afinal, não é apenas construir uma empresa: é construir um legado de vida plena, consciente e sustentável.

 
 
 

4 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
28 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Matéria excelente! Desperta os nossos sentidos para o que devemos fazer


Curtir

Rosângela
06 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

O outubro Rosa é um mês de prevenção do câncer de mama e também um convite a cuidarmos da saúde como um todo

Curtir

Clau
06 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Exatamente!!! Precisamos de mais tempo para o nosso autocuidado!

Curtir

Jucélia Ceia
06 de out. de 2025

O cuidado com o corpo é algo que precisamos estar atentas!

Muitas vezes a correria, a justificativa de falta de tempo, são as principais falas das mulheres. Mas é justamente quando adoecemos, que de fato fazemos essa reflexão do “porque eu não me cuidei!”

Nada justifica você não se colocar como prioridade.

E não, não é sinônimo de egoísmo!

É sinônimo de compromisso e responsabilidade com a nossa vida.💖

Curtir
bottom of page